sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Perfil dos professores

O PROFESSOR ENQUANTO EDUCADOR

Como profissional, o professor tem diversas demandas: aperfeiçoar-se, desenvolver habilidades cognitivas, apresentar consciência profissional, entre outras. Como educador, deve se comunicar eficazmente, assumir responsabilidades pelo que faz, estimular o trabalho independente e a cooperação entre alunos, etc. Como especialista em didática, entre outras tarefas, tem de adaptar materiais e metodologias e dominar o manejo da classe. Finalmente, como membro de uma equipe, espera-se que invista em seu aperfeiçoamento contínuo, que solicite e ofereça ajuda aos colegas e estabeleça parcerias.

Entre outras coisas esperamos que o professor:

• seja capaz de levar em conta as necessidades e os desejos dos alunos;
• saiba criar uma relação de confiança com os alunos;
• mostre que possui expectativas positivas quanto ao comportamento dos alunos;
• estimule o bom convívio social entre os alunos;
• estimule os alunos a compreender e respeitar as diferenças que existem
• tome medidas para combater a discriminação na classe, na escola e, prejudicar o desenvolvimento dos alunos; e posição social desfavorecidas; entre eles, reforçando essa compreensão e respeito; se possível, fora dela;
• estimule a cooperação entre os alunos e o trabalho em equipe;
• monitore o trabalho independente, registre os progressos e verifique se os trabalhos planejados foram realizados.
• crie situações que provoquem e estimulem a cooperação, proporcionando experiências que envolvam interação direta, dependência mútua e responsabilidade individual;
• conheça as necessidades dos seus alunos quanto a apoio e estímulo à aprendizagem;
• escolha objetivos pedagógicos e didáticos coerentes com a sua própria concepção de trabalho, com a identidade e o programa de escola;
• escolha e maneje com eficácia as diferentes formas de trabalho e atividades didáticas;
• registre e avalie os processos de aprendizagem e de desenvolvimento dos alunos;
•formule claramente os objetivos de aprendizagem;
• estruture suas aulas passo a passo, com clareza, e mostre também aos alunos os passos necessários para aplicar com sucesso o que foi aprendido;
• faça perguntas com alguma regularidade, para avaliar o progresso dos alunos, bem como verificar se eles realmente estão compreendendo o assunto ensinado;
• ofereça tempo suficiente para que os alunos se exercitem e pratiquem o que foi ensinado, encorajando-os e dando feedback regularmente;
• prepare atividades e tarefas que proporcionem aos alunos oportunidade de experimentar sucesso;
• disponha de materiais de apoio em quantidade suficiente e em lugar a que os alunos tenham fácil acesso;
• planeje cuidadosamente a organização das atividades escolares;
•supervisione os alunos quando estiverem trabalhando;
•avalie regularmente o trabalho dos alunos, junto com eles;
• selecione conteúdos adequados para os alunos com desempenho acima da média.


Partes extraídas do texto "O meu professor ideal"
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/edc_a.php?t=004

Nenhum comentário: