domingo, 16 de novembro de 2008

Artigo: Filhos em férias: o que fazer com eles em casa

Filhos em férias: o que fazer com eles em casa
Férias escolares: alegria da criançada. E trabalho dobrado para os pais. Pelo menos para os que não estão em recesso no período. Nesses casos, como conciliar filhos em casa com trabalho? O que fazer para ocupá-los e não tornar as férias um sinônimo de bagunça, dor de cabeça e barulho dentro de casa? Alguns pais têm mais facilidade em acomodar os filhos. Outros, com a correria do dia-a-dia, passam o maior sufoco para lidar com eles em período integral. Nem sempre é possível apelar para a colônia de férias, a fazendinha...
A jornalista Célia Musilli, mãe dos gêmeos Fernão e Gustavo, acredita que o ideal é ter uma programação das atividades, para conciliar trabalho, lar e filhos em férias. "No final do mês eles vão viajar, mas até lá ficam em casa. É complicado. Eles têm nove anos e, se deixar, ficam no computador ou na tevê o tempo todo", conta. Sem internet ou videogame, o jeito é procurar alternativas para ocupar o tempo.
"Tem que ter criatividade. Outro dia, eles fizeram desenhos na calçada. Às vezes fazem pintura com os dedos, dormem na casa de amigos. O legal é que fazem coisas que não costumam dar atenção normalmente. Brincar na rede, tomar banho de mangueira, fazer jardinagem. Tudo vira festa em casa, e sem gastar dinheiro com isso", explica.
Célia comenta que nem sempre é possível deixar os filhos saírem para brincar na rua, por motivos que começam com os perigos do trânsito. "Hoje faz muita falta casa com quintal, que é onde eles curtem, onde descobrem coisas", diz a jornalista.
Atualmente, a garotada tem uma agenda lotada, com as mais variadas atividades. Portanto, férias podem significar descanso para essas cabecinhas. "Criança também gosta de não fazer nada. Eles sempre têm muita atividade na escola: aula de arte, inglês, esportes... quando não querem fazer nada, é porque também estão curtindo".
Gustavo e Fernão ainda vão viajar. Mas parecem apreciar a folga no lar. "Gosto de desenhar, brincar com as pedras na varanda, com o meu cachorro", diz Gustavo. "É até gostoso. Descansa da escola. Às vezes dá vontade de voltar pra lá por causa dos amigos".
Fernão não reclama de passar a maior parte do tempo em casa. "Não gosto muito de sair. Ficar em casa é bom pra descansar. Posso desenhar, brincar com meus bonequinhos", comenta o garoto, que confessa: "Mas estou ansioso para ir para a praia". O que ele sente é não poder ficar mais tempo na internet. Só meia hora por dia. "Acho pouco", reclama. Por outro lado, eles têm uma folga até o final das férias para ver na TV os desenhos que curtem.
Fonte: www.acucaritamarati.com.br

Nenhum comentário: