domingo, 16 de novembro de 2008

Artigo: O guia dos pais

O guia dos pais desesperados.


Quem não tem filhos costuma olhar torto para crianças que dão escândalos no supermercado, no ônibus ou no restaurante. Quem os tem, porém, sabe que nem sempre é fácil lidar com essas situações. Como casais modernos dificilmente podemos se dar ao luxo de deixar as crianças em casa, especialistas dão dicas de como incorporá-las ao programa de adultos sem sofrimentos. São conselhos que funcionam a partir dos 4 anos, quando é mais fácil explicar as razões da proibição desta ou daquela travessura.
.
1. NO CINEMAS se ele estiver com sono, vontade de fazer xixi ou fome, o filme de vocês pode acabar pela metade. Reforce o lanche e leve-o ao banheiro antes de começar a sessão. Se a criança ameaçar chorar, leve-a para um canto e explique que está atrapalhando os outros. Se ela continuar dando show, o jeito é ir embora: ainda é cedo para ela ver filmes..

2. NO SUPERMERCADO Antes que seu filho peça tudo o que tem na prateleira, combine que ele pode escolher um item. Se tomar um lanche antes de sair, devem ouvir menos pedidos. Se tirar algo do lugar, peça que coloque de volta.



3. NO ÔNIBUS Deixe-o escolher onde se sentar. Na maioria das vezes, a resposta é: ao lado da janela. Assim, ele não vai correr dentro do ônibus. Se isso não der certo, alerte-o sobre o risco de uma freada busca. Se a janela do veículo estiver aberta, lembre que ele não pode pôr o braço para fora..

4. NA CASA DE AMIGOS Fazer visitas com crianças é uma fonte de saias-justas. Mesmo que seu filho brinque de pula-pula no sofá, dá para sair dessa com elegância. Não dê broncas em público: explique as regras da casa e leve brinquedos para distraí-lo.

.
5. NO SHOPPING Ande de mãos dadas com a criança: se ela correr, pode se perder. Nesse caso, chame os seguranças. Ao encontrá-la nada de berros e abraços. Diga apenas que você não poderia encontrá-la. E, se ela sujar o chão, ensine-a a recolher tudo sozinha..

6. NO RESTAURANTE Para distrair a criança, peça uma entrada leve e rápida assim que chegar. Ofereça lápis e papel para que ela desenhar ou invente jogos com os objetos da mesa. Se sair gritando e correndo entre as mesas parecer mais divertido que comer, segure a criança antes que ela se choque com o garçom.

.

Reportagem retirada da revista Época (21 de maio de 2007).

Nenhum comentário: