domingo, 16 de novembro de 2008

Musicalização infantil


Música é sem dúvida, uma das mais valiosas formas de expressão da humanidade.Vários estudos comprovam a importância da música para o ser humano, especialmente para as crianças, que estão em fase de desenvolvimento e aprendizado do mundo. Portanto a música na escola não pode ser simples ornamento usado para animar as festas, mas realizar-se através da vivência das dimensões estéticas, sonoras, visuais, plásticas e gestuais, desenvolvendo a consciência crítica dos valores humanos e encontrando meios de levar os alunos a atuarem como cidadãos melhores. A musicalização, considera toda a fantasia , os sentimentos e os valores , como também, as habilidades cognitivas, a pesquisa, a descoberta, a criação, a reflexão, levando o aluno a “sentir” em primeiro lugar, “interiorizar”, para depois “fazer”, através dos conteúdos que se pretende atingir. Nossos recursos são de natureza lúdica e pôr meio de jogos e brincadeiras, partimos do nível sensorial, trabalhando o corpo de maneira natural até atingirmos o nível da sensibilidade , responsável pelo aprimoramento do trabalho, chegando ao nível mental, momento em que as experiências vividas serão compreendidas e teorizadas. Os jogos unindo o prazer ao saber, podem ser:
.*Sensório motor, favorecendo o exercício da motricidade.*Simbólicos , levando à fantasia e ao mundo imaginário.*Com regras, ajudando na organização e na disciplina interior..
Nosso alvo primário não é a geração de músicos , claro que isto é uma conseqüência do trabalho, que pode ou não vir a acontecer, porem nesta nossa prática musical desejamos resgatar o “SER” social, pela simples prática do ato. Se formos além e fizermos da música parte integrante na construção do conhecimento, possibilitaremos, em especial as crianças , a satisfação de estar “praticando o sentir”. Com isso ela desencadeia um processo de aproveitamento muito maior das informações que a cercam e através da sua percepção, trabalhada pela música , ela chega ao saber com muito mais facilidade, o que lhe proporcionará o prazer do CONHECER.Já é de conhecimento mundial e avaliado por grande cientistas e psicólogos que a muzicalização infantil, bem feita, e iniciada bem cedo de forma lúdica contribui sobre a maneira para a formação do ser sensível, do equilíbrio interior, da concentração, da organização das idéias, do raciocínio lógico, do falar e escrever, do agir e reagir, deixando ainda, para o futuro o resultado das vivências da linguagem musical. Na época certa, podemos dizer que a muzicalização é como andar de bicicleta, um brinquedo, uma diversão, um prazer que nós nunca mais esquecemos.


Texto elaborado pelo professor Robson Menezes e com a colaboração da professora Argene Ivasco coordenadora do núcleo de muzicalização infantil da escola “Music Center”.

Nenhum comentário: