domingo, 16 de novembro de 2008

Artigo: Rivalidade entre irmãos

Nesta área você encontrá artigos que auxiliaram na educação do seu filho.

Rivalidade entre irmãos
A comunicação é essencial para impedir que a rivalidade entre irmãos se transforme em um longo e doloroso problema.
Irmãos rivais
Um pouco de rivalidade entre irmãos é normal, não há nada de errado em um pouco de competição saudável. É um instinto primitivo encontrado em todas as espécies. Um exemplo é um grupo de cachorros. Veja como eles se empurram e disputam o espaço e a atenção da mãe. Mas os pais também têm uma enorme influência sobre como os irmãos convivem. Quando os pais favorecem um dos irmãos, provocam um problema típico que, em casos extremos, pode aumentar de proporção e continuar durante a vida adulta. Os irmãos desfavorecidos, não raramente, sentem-se muito injustiçados. Porém, isso não significa que o irmão favorecido fique com a parte fácil, já que um grande sentimento de culpa pode ser criado pelo fato de ser mais mimado do que os demais irmãos.
Mais velhos, mais novos e do meio
A ordem de nascimento também influencia na maneira como os irmãos se relacionam. Freqüentemente, os mais velhos sentem pressão pela responsabilidade de mostrar os caminhos aos demais irmãos, pois vivem escutando que deveriam dar o exemplo. E algumas vezes os colocam na posição de pais da criança, fazendo com que eles se sintam exigidos demais.
Um irmão do meio também sofre à sua maneira: pode se sentir espremido entre o irmão mais velho, que tem todos os direitos e é tratado como adulto, e um irmão menor, que é mimado e parece desfrutar de todos os privilégios.
Os filhos únicos não têm problemas? Errado. Eles podem se sentir sozinhos, sem irmãos ou irmãs com quem brincar.
Mas algo sempre pode acontecer e mudar completamente a maneira como uma família se relaciona. Por exemplo, quando nasce uma criança deficiente, é inevitável que os pais tenham que lhe dedicar muito mais atenção do que a seus irmãos, e por isso, os irmãos de filhos deficientes geralmente se sentem abandonados.
Como evitar a rivalidade entre irmãos
Tente descobrir o motivo de vocês estarem competindo. Você não suporta seu irmão ou está procurando um bode expiatório por está estressada por outras razões? Em um momento de calma, discuta civilizadamente sobre o motivo pelo qual brigam tanto. Avise-o que se sente contrariada ou mal-humorada antes de partirem para as vias de fato e faça um acordo com seu irmão de contarem até dez antes de explodirem.
Fonte: www.homeandhealthbrasil.com

Nenhum comentário: